quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O meu primeiro CD


Quem se lembra do seu primeiro CD? Para quem nasceu fora da era do vinil, é uma pergunta sem sentido, porque não terá sido assim tão marcante. Mas para mim foi. Para quem, como eu, passou a infância a ouvir vinis e cassetes BASF 90 minutos, foi um evento inesquecível. Aliás, posso afirmar com segurança que esse salto tecnológico (a par de outros, é certo) influenciou grandemente o meu interesse pelo fabuloso mundo das máquinas em geral, e essas coisas assim.
Mas voltando à pergunta inicial, lembro-me como se fosse hoje que o meu primeiro CD foi este, cuja capa é a da foto:
 


Frampton Comes Alive: um álbum ao vivo editado em 1976, cujas gravações saíram de um concerto memorável que aconteceu em São Francisco um ano antes. Ainda o tenho, hã! Não o comprei em 1976 (nessa altura só se fosse para chuchar o CD), comprei uns anos mais tarde, quando já tinha idade para pedir dinheiro aos pais. Pois bem, passaram 35 anos(!) sobre essa edição e o senhor, agora com 61 anos, está a fazer uma tour para celebrar o evento. E vem a Lisboa já no próximo dia 5 de Novembro.
Do álbum lembro-me com uma nitidez de arrepiar da sequência de abertura, em que o speaker diz algo como “bla bla bla… who is an honorary member of the San Francisco Society… Mister Peteeeer Fraaaampton!!!” e a multidão delira “Uuuaaaaahhhhhhh”. Seguem-se sem interrupção os primeiros acordes do “Something’s Happening” e a partir daqui é uma viagem de emoções. C’um caraças, recordar isto trás muito mais do que o concerto em si. Isto é A nostalgia, mas em bom absoluto!
Consegui encontrar uma gravação live, precisamente do “Something’s Happening”, não de 1975, mas de 1980. É muito manhosa, mas as outras que encontro são recentes, não têm tanta graça. Aqui está o link, para os apreciadores:


Entretanto, encontrei também uma pérola, o “Do you feel like I do”, sendo que se trata justamente da versão do referido concerto. Foi neste tema que ele se iniciou no uso da célebre TalkBox, que fazia a guitarra "falar", equipamento que descobriu através do Beatle George Harrison.

Enjoy!



Sem comentários: