sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bolsa


Isto é a evolução do juro da dívida pública italiana, a 10 anos. Neste gráfico não se vê bem, mas o que sucede é que, no primeiro leilão após o carnaval de ontem com aquela cimeira pseudo-iluminada em que se decide que a dívida grega é para reestruturar (the devil is in the details... na Europa é tudo difuso, irra!), o juro (yield) superou os 6% (6,06%), batendo o recorde desde que a Itália entrou na moeda comum. Não deixa de ser relevante a reacção do mercado após a tal cimeira, não?! 
Bom, por outro lado, embora de forma mais rebuscada, poder-se-ia considerar que o aumento do yield poderá estar relacionado com uma fuga momentânea do capital para activos de maior risco (risk-on strategy) devido à euforia em Nova Iorque... que por sua vez esteve relacionada com a tal cimeira (isto é tecnicamente simples, mas psicologicamente extremamente complicado de explicar. Aliás, se assim não fosse, já o Deep Blue da IBM ou algum jingarelho semelhante estava a render!). Não tenho agora aqui em quantas vezes é que a procura superou a oferta (seria um dado interessante) nesse leilão, mas vendeu-se no extremo superior do intervalo expectável.

Tudo isto para dizer o seguinte: estamos a viver tempos notáveis! É fantástico assistir a tudo o que se passa deste lado. Não me canso de falar no assunto. O problema tem solução e é política e cultural. Nada mais. Andamos a namorar uns com os outros há anos, e não há necessidade. Bem... se assim não fosse como é que se alimentavam os especuladores (ou ex-especuladores, melhor dizendo) como eu?!



Sem comentários: